Voltar para todos os eventos

Mercado das Flores


Com a chegada da Primavera chegou ao atelier mais uma edição do nosso mercado de arte, e desta vez decidimos realizar uma chamada aberta para darmos oportunidade a todos aqueles que se quisessem juntar a nós nesta festa.

Foram 2 dias de de muita alegria, em que partilhamos o nosso espaço com cerca de 10 artistas locais, com o objetivo de divulgar, não só a nossa oficina, como também e em especial, o trabalho e os produtos de todos os artistas participantes, oferecendo assim ao nosso público opções de presentes, arte e artesanato mais conscientes, sustentáveis e nacionais.

__

Foi a primeira vez que realizamos uma open call, e penso não podia ter corrido melhor! Embora o papel de "júri" tenha sido extremamente difícil de desempenhar - dizer que "não" a artistas com trabalhos muito bons, pelo simples facto de não termos espaço para acolher todos, deu-me uma ligeira volta à barriga - no geral acho que posso dizer com confiança que a open call correu muito bem e que me obrigou a sair da minha zona de conforto e selecionar projetos muito variados, mas que de uma maneira ou de outra se enquadram com o nosso atelier.

Este mercado foi também, mais uma vez, um abrir de olhos áquilo que se passa no panorama artístico em Portugal. As conversas que tive com todos os artistas e as impressões que trocamos foram sempre de encontro àquilo que tenho vindo a constatar nos últimos anos: falta de apoios, falta de companheirismo, falta de entreajuda. Já nem falo da questão óbvia "como viver da arte em Portugal?", porque essa dificuldade, infelizmente, já é dada como óbvia e difícil de superar. O que este mercado me mostrou foi a vontade que todos nós temos para ir para a frente e fazer parte da mudança que é necessária. É isso que o Atelier Sem Forma quer ser.

Por isso, para todos os artistas que não conseguiram estar presentes nesta edição: mais feiras de arte virão, e vamos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para até lá, chegarmos a mais gente, aumentarmos o nosso público e disponibilizarmos o nosso espaço por um valor simbólico para que artistas independentes possam vender as suas obras e estabelecer novas conexões.

Só me resta prosseguir com os agradecimentos devidos:

Á Catarina, pela ajuda incansável em todos os assuntos relacionados com o atelier;
Aos meus pais, pelo carinho e apoio;
Á Maria (@aiaimaria_) por ter desenhado o maravilhoso cartaz da feira e ter feito mais uma vez parte dela;
A todos os artistas participantes, pelo entusiasmo e alegria, por acreditarem no projeto tanto quanto eu e pelo feedback e ideias que me foram dando, obrigada ❤️

Artistas/artesãos participantes:

@numvale | @aiaimaria_ | @pulpstudiostore | @alouro.illustration | @sil_draws_stuff | @roshaillustration | @rodriguezcuna | @cscasais | @alexandra_soart | @zine.zita | @_di_lucena_ | @jesmanitas

Anterior
Anterior
27 de novembro

Mercado Artesanal de Natal

Próximo
Próximo
2 de julho

Mercado Sem Forma